Chova ou faça sol, Natal vai mesmo se transformar na capital do folclore no próximo mês de agosto. Se grande ou pequena, depende do tamanho das parcerias. Pelo menos essa é a intenção da Fundação José Augusto, que está canalizando todas as energias possíveis para promover intensa programação durante o evento batizado de "Agosto da Alegria". No início, chegou a se cogitar que a iniciativa teria abrangência internacional, mas, na medida que os preparativos avançam, os limites vão se impondo deixando a festa mais modesta.
O "Agosto da Alegria" pretende promover, de forma descentralizada, mais de 30 atividades gratuitas em pontos espalhados pela cidade - principalmente nos bairros da Cidade Alta e Ribeira e zona Norte. O desafio é ousado, pois a Fundação José Augusto também esbarra na tentativa de incrementar o ainda incipiente turismo cultural e incluir Natal nos roteiros nacionais. "A cultura e o artista popular serão as estrelas principais do projeto, que concentrará iniciativas de várias secretarias estaduais entre 5 de agosto e 4 de setembro, período visto pelo setor turístico como de baixa estação", adianta a produtora Daniele Brito, responsável pela organização do quebra cabeças que será a programação.
"Como o evento não tinha dotação orçamentária específica, estamos formalizando parcerias com diversas instituições (públicas e privadas) para arcar com parte das despesas", disse a produtora. Segundo Daniele, o "Agosto da Alegria" funcionará como aglutinador de eventos que antes seriam diluídos ao longo do segundo semestre - concentrará ações das secretarias de Saúde, Educação, Segurança Pública e Agricultura. Idema, Fapern, Emater, Sethas e UERN também estão envolvidos, assim como a Fundação Cultural Capitania das Artes, Sebrae, Sesc e UFRN.
Fonte: Tribuna do Norte

"Agosto da Alegria" é um título genial, quebrando a crendice popular de que o oitavo mês é sinônimo de tristeza e de maus pressentimentos.
ResponderExcluirEste evento cultural com certeza será coroado de sucesso.
Parabéns pela iniciativa de aportar nesta linda vitrine o lançamento do projeto.
http://bollog.wordpress.com
José Maria Cavalcanti